sábado, 24 de maio de 2014

A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA


É interessante ser portador desta SPA - e vou tentar te dizer, sem que você se sinta um psiquiatra, psicólogo ou profissional do gênero, o que uma paciente pensa e sente com essa doença, depois teremos as falas do grande pensador, escritor, psiquiatra e autor dos livros ligados ao tema: Augusto Cury.
Nesta manhã de sábado, como faço todos os sábados, eu me levantei cedo e fui caminhar, e pensar sobre fatos e situações de meu cotidiano. Como hoje, pude perceber que o pensamento acelerado me deixa refém de meus próprios pensamentos acelerados. 
O aforisma, "Como um homem pensa em seu coração assim ele é," não somente abrange todo o ser de um homem, mas é tão compreensivo ao ponto de atingir cada condição e circunstância de sua vida. Um homem é literalmente aquilo que ele pensa, sendo seu caráter a soma completa de todos os seus pensamentos.
Em minha caminhada, meus pensamentos 'acelerados' me deixam atônito, e as vezes, muitas delas me vejo pensando de tão forma acelerada, que qualquer situação que tenha me acontecido, ou que estou sentindo, acaba se tornando um grande problema, pois me vejo no amanhã, e muito mais do que isso, é como se já estivesse vivendo aqueles sentimentos e pensamentos em meu cotidiano, e isso me acelera. Fico muitas vezes perplexo pois não é comum você sair para relaxar, e o seu pensamento estar tão refém das acelerações de suas milhares de situações que permeiam a minha mente. 
Parar é a solução ? Se tudo que penso e sinto está armazenado em meu cérebro ? o que fazer ? lavagem cerebral ? Como controlar todos os pensamentos que me vêm na mente sem me deixar apegar aos mesmos, e daí, cara, é só correr, e correr, muitas vezes, literalmente, começo a correr, e outras, quem corre são meus pensamentos, acelerados, muito mais do que Aírton Sena em seus melhores momentos.
A grande questão que me desnorteia, é que isso é uma constante em meus pensamentos. são organizados, tem um sentido, tem uma lógica. nesta situação, a organização se fundamenta em uma lógica: Tudo tem uma causa e efeito: Se alguém tiver dito algo para mim, é nesta hora que meus pensamentos são desencadeados, como do nada, e começo a pensar, pensar, pensar... daqui a pouco a velocidade começa e correr, correr, e chego a um momento em que me digo: Sai fora desta cara, isso não vai acontecer....Gostaria que isso saísse de meus pensamentos, e que sumissem de minha mente, para nunca mais voltar. Só que pareço grudado a isso, perdido nisso, e assim vou caminhando.. pensando, com desconexões, com conexões, com montagens de idéias, criando filmes, imaginações e situações, que digo, é legal ser acelerado, mas é cansativo, pois não consigo parar. descansar....
Agora que estou escrevendo, me vejo de novo nos pensamentos acelerados. Ainda bem que isso não é um problema só meu.. mas não sei se isto me alivia a mente, saber que milhares de pessoas já estão, em seus pensamentos, mais fora de sua época do que se imagina.
Esta contribuição que estou fazendo, talvez você também se sinta assim, se isso for parte, ou o todo de sua vida, me diga. Não sou psiquiatra, nem psicólogo, sou apenas um professor, que vivo invadido pela 'síndrome do pensamento acelerado' de meu dia a dia, pois convivo com nossa juventude, que possui muito mais pensamentos acelerados do que se possa imaginar.
Bem, minha contribuição é esta, e agora, vamos ler o que nosso mestre Augusto Cury nos fala sobre esta temática: 

"Criamos sociedades complexas, construímos diálogos, produzimos ciência, porque somos uma espécie pensante. Ser uma espécie inteligente nos trouxe enormes vantagens, mas o exercício inadequado da atividade do pensamento trouxe enormes problemas, tais como guerras, discriminações, crimes, injustiças sociais. Não bastassem os problemas de fora, a atividade inadequada do pensamento trouxe transtornos internos. Um desses problemas é a síndrome SPA, a síndrome do pensamento acelerado. A síndrome SPA é uma síndrome que descobri ao longo de minhas pesquisas.

O pensamento tem de ter uma velocidade produtiva adequada para propiciar saúde emocional. Se essa velocidade está aumentada, ela pode causar uma série de sintomas, tais como irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de vazio existencial.

A síndrome SPA provoca sintomas mesmo que os pensamentos não tenham conteúdo perturbador. Ela é epidêmica, atinge grande parte da população mundial. Ela é gerada pelo excesso de estímulos produzidos pela imprensa escrita, pela mídia, pela ciência, pela educação, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais.

Uma edição como a do Jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar durante toda a sua existência no século XVII nos EUA. Trilhões de informações são produzidas anualmente. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo.

O excesso de estímulo gera uma hiperexcitação da leitura da memória que produz uma hiperaceleração dos pensamentos, que por sua vez gera uma hiperexcitação da energia emocional, fechando assim o ciclo da síndrome SPA. Esta síndrome é geradora da ansiedade. Algumas doenças podem produzi-la, mas, atualmente, ela tem sido produzida como uma doença isolada desencadeada pelo ritmo alucinante e estressante do mundo moderno.

A característica básica dessa síndrome é que as pessoas não desligam suas mentes, não desaceleram seus pensamentos. O humor fica flutuante e irritadiço. Freqüentemente sofrem por antecipação. Costumo dizer que fazem o velório sem ter o morto. Os problemas não aconteceram, mas elas já estão angustiadas por eles. Freqüentemente se cobram excessivamente.

Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a síndrome SPA. Raramente um executivo não a tem. Eles são ótimos funcionários, se doam mais para a empresa do que seus próprios proprietários, mas são péssimos para si mesmos. Não cuidam de sua qualidade de vida. Muitos têm humor flutuante. Num momento estão no Pólo Norte; noutro, no Saara. A tranqüilidade e a irritabilidade nunca estiveram tão próximas.

Outra característica básica da síndrome SPA é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar demais, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro, energia esta que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante. Muitos procuram médicos para checar se têm alguma doença. Os médicos, desconhecendo essa síndrome, pedem uma série de exames desnecessários.

Os portadores da síndrome SPA lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Eles amam o desafio, mas não sabem desfrutar do pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que eles produzem.

Embora tenha citado vários sintomas da síndrome SPA, gostaria de destacar quatro: pensamento acelerado, fadiga excessiva, flutuação do humor e dificuldade de contemplar o belo nos pequenos estímulos da rotina diária. Dois desses sintomas já caracterizam a síndrome. Se você tiver alguns, não se perturbe. Apenas considere que precisa mudar seu estilo de vida. Precisa treinar sua emoção para desacelerar seus pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila." 
Augusto Cury

Agora uma entrevista com Cury sobre a questão do Pensamento Acelerado. veja suas falas, e me diga, onde você se encontra nesta situação. 
É verdade que grande parte da população mundial está sofrendo do fenômeno que o senhor batizou de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado)? Quais as causas e as conseqüências dessa doença?
A SPA está ligada à velocidade exagerada de construção do pensamento. A construção do pensamento deve ter uma velocidade adequada para garantir a saúde psíquica. Por causa das pressões sociais, das preocupações cotidianas, da competição no trabalho e principalmente do excesso de informações que recebemos diariamente e não temos tempo para processar, essa velocidade é alterada. Isso produz diversos sintomas, como irritabilidade, insatisfação, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, flutuação emocional excessiva, gerando uma ansiedade doentia e as mais variadas doenças psíquicas.
Hoje em dia, está muito difundida a idéia de que o pensamento positivo pode mudar nossas vidas. O senhor concorda com isso?
A crença e o pensamento positivo, tão usados popularmente, são pouco eficazes. Criei a técnica do D.C.D. (Duvide, Critique e Determine) para reeditar a memória e resgatar a liderança de nossos próprios sentimentos. Isso não tem nada a ver com o "positivismo", mas sim com o desenvolvimento de pensamentos inteligentes a respeito de um determinada experiência, fato ou estímulo. Seu objetivo é fortalecer a liderança do "eu", tirar o ser humano da condição de vítima de seu estresse, ansiedade ou angústia e fazê-lo se tornar líder de si mesmo, forte na sua decisão, livre na sua emoção e sem traumas na sua memória. Quem quiser aprender e ter mais detalhes desta técnica precisa ler Revolucione Sua Qualidade de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário